quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

VOCÊ ACHA QUE MOSCAS SÃO NOJENTAS?



                 mosca
CADA QUAL TEM O SEU PRATO FAVORITO
Quando o assunto é comida, o ser-humano é um pouco selectivo. Alguns gostam de coisas leves como uma salada ou cereal, enquanto outros deleitam-se ao sabor de um spaghette com molho de ketchup. Há outros ainda que gostam de coisas mais suculentas como um churrasco ou hamburguer... e uma outra classe prefere um caviar acompanhado com um bom vinho (vintage) verde, e por aí fora. Pratos diferentes têm diferentes sabores e colinária diferente alcançam diferentes públicos.                                                      sushi

Falemos do sushi, por exemplo, famoso prato japonês, que para muitos é uma especiaria sem igual e para outros não passa de um peixe cru misturado com arroz. Que tal falarmos do churrasco? De certeza que você, talvez, esteja a salivar só de ler esta palavra. Agora cria a imagem deste mesmo churra, acompanhado com uma salada de alface, tomate e pepino e algumas fatias de limão para vinagrar o saber, que por si só já tem um certo  je ne sais quoi (uma certa qualidade que não consigo descrever), e uma boa cerveja fresca de lado ou um vinho do Porto (dos bons, não daqueles adulterados que aparecem por aí). 

              frango no forno
Muito convidadativo, não achas? Bem, fique sabendo que nem todos acham o mesmo. Se um churrasco para ti parece um prato de lambuzar os dedos, a verdade é que para algumas pessoas por aqui e mais outras acolá, não partilham da mesma opinião que você. Para esses, um churra não passa de um monte de carne fresca acabada de ser açada, e quem o come é um carnívoro. E isso é só a ponta do ice-berg. 

Sem mais demoras, vamos directo para a pergunta que abriu o nosso artigo de hoje. Você acha que moscas são nojentas? Ou melhor, você acha que uma mosca não teria o saber de um frango no forno? Ora, o múzika.café não tem a resposta certa para esta pergunta, por isso, decidiu observar de perto aquele que no reino animal tem a mosca como o seu prato favorito – a aranha. Se ainda achas que a mosca não iguala teu mufete aos Sábados à tarde, é melhor começares a refazer o seu conceito de comida, porque, aquilo que é comida para alguns, é um animal de estimação para os outros, e o que é nojento para outros é um aperetivo para alguns, e por aí fora.
                               aranha       
Ainda sobre o assunto da aranha que tem a como mosca o seu almoço. O que será que ela sente ao degustar-se daquele monte de asas e seis patinhas que anda de lixo em lixo? (Lembre-se que este artigo não foi escrito por uma aranha, daí a mosca ser tratada desse jeito) Bem, a resposta a essa pergunta baseia-se na química – aquela ciência (que talvez tenhas achado chata) que fala das reacções das substâncias. 

                             caviar

É isso mesmo, os elementos químicos são os responsãveis pelo sabor. A língua (para boa parte dos animais) está cheia de receptores químicos (pupilas gustativas) que enviam em forma de inpulsos eléctricos para o cérebro, e este por sua vez, e em áreas específicas, interpreta cada inpulso de acordo com a sua característica química. Desta forma, não se estranha quando estiveres a dar uma manga ao seu cachorrinho e ele  recusar-se de a comer, o facto é que nem todos animais identificam o saber da mesma maneira. O que é doce para o ser-humano pode ser azedo para o gato e o que é salgado para o cão pode ser picante para o papagaio e relativamente assim (isso não é oficial, são apenas exemplos).
                    funge
Por isso, da próxima vez que quiseres dizer que as moscas são nojentas, certifica-se de que não haja nenhuma aranha de lado, pois, para este, uma mosca vale muito mais do que o seu funge de carne seca. LOL (Laughing Out Loud – rindo as gargalhadas).


                                             aranha tendo o seu almoço




Ps. O múzika.café espera que te tenha aberto o apetite. Bon apetit, madamas e monsenhores.


                                               Por Eddie Valmont
  

Sem comentários:

Enviar um comentário