quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CONHEÇA O MOICANO - O FAMOSO CORTE DO GALO


O moicano ou corte do galo é um corte que várias pessoas vêm usando de há já um certo tempo para cá, sejam elas celebridades ou pessoas comuns. De certeza que já vimos (ou talvez usamos) no mínimo uma vez esse corte com o nosso colega de escola, um vizinho, um transeunte na rua, ou uma celebridade (na TV). 

O que é o moicano?
O moicano é um excêntrico corte de cabelo, geralmente raspado de lado, e deixando cabelo no topo como se fosse uma crista, por vezes pintadas, deixando assim o moicano mais realçado. Também há um outro tipo de moicano que por sua vez não são raspados dos lados, são levantados. este tipo de moicano é mais simples e menos excêntricos.

Um corte usado em massa 
Não é de hoje que sabemos que quando uma celebridade toca em algo, este cai logo na moda. O mesmo aconteceu com o moicano. Só foi ver celebridades como o inglês David Beckham, Cristiano Ronaldo e Rihanna que um grosso número de gente saiu com um moicano no dia seguinte para à rua, escola ou discoteca. Porém, uma pergunta que o múzika.café decidiu levantar hoje é:

Qual a origem desse corte?
Um facto que poucos se preocupam é procurar saber (antes de usar algo) de onde vem e porquê. O múzika.café andou por aí e descobriu que o famoso corte do galo ou moicano vem duns índios americanos que se chamam moicanos. Eles usavam assim o cabelo como uma forma de rejeição dos homens brancos que na altura insistiam em os controlar. Em outras palavras, o corte era uma forma de mostrar o quanto esses índios estavam contra o sistema dos brancos que chegaram a seus territórios.

Pintura de um índio mocano

 Viu só quão significativo era o moicano para os índios naquela altura? E você? Usas o moicano por um motivo especial ou estás apenas a seguir a onda da moda? Seja qual for o seu motivo, é verdade que o moicano está por aí, e independentemente de sermos celebridades ou não, estamos todos a usar o mesmo corte e lá está um corte que se popularizou e rapidamente encontrou o seu lugar no universo da moda. Fique ligado e saiba quem mais está nessa onda.

por: Eddie Valmont

                                                        David Beckham, futebolista
                                                                          
        








                                                              
Pink, cantora                                                                                               Rihanna, cantora





2 comentários:

  1. Tal qual as roupas rasgadas, cuja popularidade surgiu com o movimento punk, os moicanos são muitas vezes usados sem que as pessoas conheçam sua origem ou significado. As roupas rasgadas representavam o anti-consumismo e eram uma forma de divulgar a ideia de "usar até acabar". Ironicamente, tornaram-se moda e os jeans passaram a ser vendidos já rasgados. Portanto, hoje o moicano e a roupa rasgada são mais para deixar "swega" quem os aderir.

    ResponderEliminar
  2. Como a moda faz daquilo que parece ser um "caso mínimo" em algo estrondoso.

    ResponderEliminar