quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

VOCÊ ACHA QUE MOSCAS SÃO NOJENTAS?



                 mosca
CADA QUAL TEM O SEU PRATO FAVORITO
Quando o assunto é comida, o ser-humano é um pouco selectivo. Alguns gostam de coisas leves como uma salada ou cereal, enquanto outros deleitam-se ao sabor de um spaghette com molho de ketchup. Há outros ainda que gostam de coisas mais suculentas como um churrasco ou hamburguer... e uma outra classe prefere um caviar acompanhado com um bom vinho (vintage) verde, e por aí fora. Pratos diferentes têm diferentes sabores e colinária diferente alcançam diferentes públicos.                                                      sushi

Falemos do sushi, por exemplo, famoso prato japonês, que para muitos é uma especiaria sem igual e para outros não passa de um peixe cru misturado com arroz. Que tal falarmos do churrasco? De certeza que você, talvez, esteja a salivar só de ler esta palavra. Agora cria a imagem deste mesmo churra, acompanhado com uma salada de alface, tomate e pepino e algumas fatias de limão para vinagrar o saber, que por si só já tem um certo  je ne sais quoi (uma certa qualidade que não consigo descrever), e uma boa cerveja fresca de lado ou um vinho do Porto (dos bons, não daqueles adulterados que aparecem por aí). 

              frango no forno
Muito convidadativo, não achas? Bem, fique sabendo que nem todos acham o mesmo. Se um churrasco para ti parece um prato de lambuzar os dedos, a verdade é que para algumas pessoas por aqui e mais outras acolá, não partilham da mesma opinião que você. Para esses, um churra não passa de um monte de carne fresca acabada de ser açada, e quem o come é um carnívoro. E isso é só a ponta do ice-berg. 

Sem mais demoras, vamos directo para a pergunta que abriu o nosso artigo de hoje. Você acha que moscas são nojentas? Ou melhor, você acha que uma mosca não teria o saber de um frango no forno? Ora, o múzika.café não tem a resposta certa para esta pergunta, por isso, decidiu observar de perto aquele que no reino animal tem a mosca como o seu prato favorito – a aranha. Se ainda achas que a mosca não iguala teu mufete aos Sábados à tarde, é melhor começares a refazer o seu conceito de comida, porque, aquilo que é comida para alguns, é um animal de estimação para os outros, e o que é nojento para outros é um aperetivo para alguns, e por aí fora.
                               aranha       
Ainda sobre o assunto da aranha que tem a como mosca o seu almoço. O que será que ela sente ao degustar-se daquele monte de asas e seis patinhas que anda de lixo em lixo? (Lembre-se que este artigo não foi escrito por uma aranha, daí a mosca ser tratada desse jeito) Bem, a resposta a essa pergunta baseia-se na química – aquela ciência (que talvez tenhas achado chata) que fala das reacções das substâncias. 

                             caviar

É isso mesmo, os elementos químicos são os responsãveis pelo sabor. A língua (para boa parte dos animais) está cheia de receptores químicos (pupilas gustativas) que enviam em forma de inpulsos eléctricos para o cérebro, e este por sua vez, e em áreas específicas, interpreta cada inpulso de acordo com a sua característica química. Desta forma, não se estranha quando estiveres a dar uma manga ao seu cachorrinho e ele  recusar-se de a comer, o facto é que nem todos animais identificam o saber da mesma maneira. O que é doce para o ser-humano pode ser azedo para o gato e o que é salgado para o cão pode ser picante para o papagaio e relativamente assim (isso não é oficial, são apenas exemplos).
                    funge
Por isso, da próxima vez que quiseres dizer que as moscas são nojentas, certifica-se de que não haja nenhuma aranha de lado, pois, para este, uma mosca vale muito mais do que o seu funge de carne seca. LOL (Laughing Out Loud – rindo as gargalhadas).


                                             aranha tendo o seu almoço




Ps. O múzika.café espera que te tenha aberto o apetite. Bon apetit, madamas e monsenhores.


                                               Por Eddie Valmont
  

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O SIGNIFICADO DE SWEGA - SABES O QUE É?


SWEG OU SWEGA?
É comum nos dias de hoje ouvirmos as palavras sweg e swega, seja na TV, no rádio, na rua, na escola, no trabalho ou mesmo nas nossas casas. As palavras sweg e swega são novos vocábulos para o português (angolano) que rapidamente popularizaram-se e vêm sendo usadas por um grosso número de pessoas, particularmente na cidade de Luanda. 

Para quem não sabe o sweg/swega (a partir de agora vamos passar a usar-los assim) pode tanto ser um verbo, um adjectivo ou um substantivo, e seja qual for sua aplicação, este expressa uma certa qualidade que pode tanto ter um sentido aceitável ou reprovável. Como é de hábito, o múzika.café não se limita em simplesmente usar as coisas sem antes ir ao fundo da questão, e o assunto que trouxe hoje (6 de Fevereiro 2012) é:

O que significa sweg ou swega?
Bem, o sweg/swega é um estrangerismo linguístico. Isso implica dizer que ambas as palavras não são originárias do português. O sweg/swega é um vocábulo inglês que quer dizer:

1.       vangloriar-se, bagar-se.
2.       comportar-se de uma forma arrogante.
3.       andar arrogantemente.
4.       alegância ou exibicionismo.
5.       boa imagem, boa apresentação, boa postura.
6.       charme, estilo.
7.       alguém ou algo com estilo.
8.       andar com uma boa postura (principalmente no mundo do Hip Hop e R&B).
9.       estilo (a sua forma de andar, falar e vestir-se).
10.   mover-se com confiança e sofisticação e ser curtido.
11.   comportar-se de uma forma que automaticamente dar-te-á respeito.

Se você assiste muito aos vídeo clips de Rap ou R&B americanos já deve ter ouvido algo parecido com sweg ou swega. Na verdade é mesmo assim que se pronuncia em inglês, mas a sua grafia é um pouco diferente. A palavra original é swagger (pronuncia-se /suega/), que na sua forma abreviada fica swag (pronuncia-se /sueg/), ambas com o mesmo significado e usadas igualmente da mesma maneira.

 Então da próxima vez que ouvires expressões como:

a)      Ele tem sweg.                                    Ou
b)      Ela me encantou com o seu swega.

Fica a saber que o falante quer simplesmente dizer que:

a)      Ele tem estilo.                                   Ou
b)      Ela me encantou com a sua forma de estar.

Para finalizar, é importante salientar que, o swagger ou swag ou se preferires swega/sweg, não é algo que se compra. Você tem que adquiri-lo, ou em certos, nascer com ele.

                                                                                                             por: Eddie Valmont


                                                                                                             T.I, rapper considerado como rei do swagger                                                            
boné de ganga (swagger hat)
                            
                                     
bengala de banga (swagger cane)

                                                       















                                                                                  rapariga em roupas de swagger

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CONHEÇA O MOICANO - O FAMOSO CORTE DO GALO


O moicano ou corte do galo é um corte que várias pessoas vêm usando de há já um certo tempo para cá, sejam elas celebridades ou pessoas comuns. De certeza que já vimos (ou talvez usamos) no mínimo uma vez esse corte com o nosso colega de escola, um vizinho, um transeunte na rua, ou uma celebridade (na TV). 

O que é o moicano?
O moicano é um excêntrico corte de cabelo, geralmente raspado de lado, e deixando cabelo no topo como se fosse uma crista, por vezes pintadas, deixando assim o moicano mais realçado. Também há um outro tipo de moicano que por sua vez não são raspados dos lados, são levantados. este tipo de moicano é mais simples e menos excêntricos.

Um corte usado em massa 
Não é de hoje que sabemos que quando uma celebridade toca em algo, este cai logo na moda. O mesmo aconteceu com o moicano. Só foi ver celebridades como o inglês David Beckham, Cristiano Ronaldo e Rihanna que um grosso número de gente saiu com um moicano no dia seguinte para à rua, escola ou discoteca. Porém, uma pergunta que o múzika.café decidiu levantar hoje é:

Qual a origem desse corte?
Um facto que poucos se preocupam é procurar saber (antes de usar algo) de onde vem e porquê. O múzika.café andou por aí e descobriu que o famoso corte do galo ou moicano vem duns índios americanos que se chamam moicanos. Eles usavam assim o cabelo como uma forma de rejeição dos homens brancos que na altura insistiam em os controlar. Em outras palavras, o corte era uma forma de mostrar o quanto esses índios estavam contra o sistema dos brancos que chegaram a seus territórios.

Pintura de um índio mocano

 Viu só quão significativo era o moicano para os índios naquela altura? E você? Usas o moicano por um motivo especial ou estás apenas a seguir a onda da moda? Seja qual for o seu motivo, é verdade que o moicano está por aí, e independentemente de sermos celebridades ou não, estamos todos a usar o mesmo corte e lá está um corte que se popularizou e rapidamente encontrou o seu lugar no universo da moda. Fique ligado e saiba quem mais está nessa onda.

por: Eddie Valmont

                                                        David Beckham, futebolista
                                                                          
        








                                                              
Pink, cantora                                                                                               Rihanna, cantora





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Múzika Café conversa com...



Baixar: "TIROU".mp3 - Família 24


múzika.café conversa com...
Família 24

Vadiloy e Ti-M dizem que fazer música em Angola  não é fácil. O múzika.café foi ao encontro deles e buscou saber mais sobre o assunto e outras coisas.






Múzika Café: O que é a Família 24?
Família 24: A Família 24 é um grupo de músicos composto por dois elementos principais que são 
Vadiloy e Ti-M (ambos cantores). Ambos crescemos e moramos, até hoje, no mesmo bairro e na mesma rua.
MC: Por que esse nome?
F24: Nós moramos numa pequena rua onde vivem 24 jovens, incluindo nós, e éramos unidos como uma família. Daí o nome, Família – a nossa união, e 24 – o número de jovens na nossa ruela: Família 24.
MC: Que tipo de música vocês cantam?
F24: cantamos essencialmente o Kuduro e o House Music, porém, outros estilos musicais também fazem parte do nosso repertoire /repertuá/ (repertório).
MC: A quem vocês se inspiram?
F24: Nos inspirámos em cantores como Heavy C, Bruno M, Os lambas, Lil´ Wayne e Pitt Bull.
MC: Vocês já têm alguma música no mercado? Qual é o estilo?
F24: Temos sim. É um Kuduro cujo título é “Tirou”. É algo mesmo nosso, é da primeira água, e já tem o vídeo clip que pode ser visto no Youtube através do link Família 2 - Tirou (vídeo clip)
MC: Falem um pouco sobre a música “Tirou”.
F24: Tudo surgiu de uma brincadeira. Numa noite dançávamos entre amigos na rua ao som de muito Kuduro e na hora de nos retirarmos para as nossas casas, cantámos em coro “Tirou, xé, tirou, xé” (tirou = tirar o pé, sair, ir embora), a cena pegou e decidimos escrever uma música com esse coro.
MC: É facil fazer música em Angola?
F24: Não. Principalmente o estilo Kuduro, que por vezes é associado à delinquência. Até hoje muitos pensam que quem faz Kuduro é um rufia, um vândalo ou ainda um fora da lei, mas isso não é verdade. Kuduro é música e música é arte e nós simplesmente somos fazedores dessa arte.
MC: Quanto ao patrocínio?
F24: Patrocínio? É uma das coisas mais difíceis de se encontrar. Só para aparecer na TV ou rádio já é um esforço titánico, vocês não querem imaginar quando o assunto é patrocínio.
MC: Qual é a vossa opinião sobre o estilo musical House Music?
F24: É uma nova vibe /vaib/. Está a sair bem, o público aceitou em massa e está a colar no mercado da música angolano e não só.
MC: Acham que o House Music poderá fazer desaparecer o Kuduro?
F24: Não. O Kuduro tem uma certa energia vibrante e aceitável e acho ambas as músicas poderão coexistir no mercado.
MC: Para além da música, vocês fazem mais alguma outra coisa? O que é?
F24: Sim. Estudamos no Ensino Médio o curso de Ciências Juridícas e Económicas.
MC: Qual é o vosso artista nacional favorito? Porquê?
F24: Nagrelha (Vadiloy), e Heavy C (Ti-M).
MC: E internacional?
F24: Lil´ Wayne, Birdman e Nikki Minaj (Vadiloy), e Usher, Rihanna e Eminem  (Ti-M).
MC: Qual é o vosso contacto para show ou outros assuntos?
F24: São os seguintes terminais: 925 046 426 e 926 009 166 (Vadiloy e Ti-M).
MC: O múzika.café pode contar convosco para outras oucasiões?
F24: Claro que sim. São sempre bem-vindos e gostariamos de dizer que esse blog veio dar o seu contributo ao estilo Kuduro, House Music e não só. Já agora estamos gratos pela oportunidade que tivemos de conversar convosco num tipo de projecto que visa nada mais, nada menos que engrandecer a nossa cultura através da música e outros. Obrigado múzika.café, vocês estão de parabéns. Valeu bwé.